[Página principal]
[Primeira] [Anterior] [próxima] [última]

Unidades Elétricas e Magnéticas

             Para as unidades elétricas e magnéticas, o SI é um sistema de unidades racionalizado, para o qual foi definido o valor da constante magnética.

             m o = 4p x 10-7 henry por metro

Corrente elétrica

ampère

A

Corrente elétrica invariável que mantida em dois condutores retilíneos, paralelos, de comprimento infinito e de área de seção transversal desprezível e situados no vácuo a 1 metro de distância um do outro, produz entre esses condutores uma força igual a 2x10-7 newton, por metro de comprimento desses condutores.

1) Unidade de Base - definição ratificação pela 9ª CGPM/1948.
2) O ampère é também unidade de força magnetomotriz; nesses casos, se houver possibilidade de confusão, poderá ser chamado ampère-espira, porém sem alterar o símbolo A.

Carga elétrica (quantidade de eletricidade)

coulomb

C

Carga elétrica que atravessa, em 1 segundo, uma seção transversal de um condutor percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

 

Tensão elétrica, diferença de potencial, força eletromotriz

volt

V

Tensão elétrica entre os terminais de um elemento passivo de circuito, que dissipa a potência de 1 watt quando percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

 

Gradiente de potencial, intensidade de campo elétrico

volt por metro

V/m

Gradiente de potencial uniforme que se verifica em um meio homogêneo e isótropo, quando é de 1 volt a diferença de potencial entre dois planos equipotenciais situados a 1 metro de distância um do outro.

A intensidade de campo elétrico pode ser também expressa em newtons por coulomb.

Resistência elétrica

ohm

W

Resistência elétrica de um elemento passivo de circuito que é percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère, quando uma tensão elétrica constante de 1 volt é aplicada aos seus terminais.

O ohm é também unidade de impedância e de reatância em elementos de circuito percorridos por corrente alternada.

Resistividade

ohm-metro

W .m

Resistividade de um material homogêneo e isótropo, do qual um cubo com 1 metro de aresta apresenta uma resistência elétrica de 1 ohm entre faces opostas.

 

Condutância

siemens

S

Condutância de um elemento passivo de circuito cuja resistência elétrica é de 1 ohm

O siemens é também unidade de admitância e de susceptância em elementos de circuito percorridos por corrente alternada.

Condutividade

siemens por metro

S/m

Condutividade de um material homogêneo e isótropo cuja resistividade é de 1 ohm-metro.

 

Capacitância

farad

F

Capacitância de um elemento passivo de circuito entre cujos terminais a tensão elétrica varia uniformemente à razão de 1 volt por segundo, quando percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

 

Indutância

henry

H

Indutância de um elemento passivo de circuito, entre cujos terminais se induz uma tensão constante de 1 volt, quando percorrido por uma corrente que varia uniformemente à razão de 1 ampère por segundo.

 

Potência aparente

volt-
ampère

VA

Potência aparente de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal com valor eficaz de 1 ampère, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt.

 

Potência reativa

var

var

Potência reativa de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal com valor eficaz de 1 ampère, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt, defasada de p /2 radianos em relação à corrente.

 

Indução magnética

tesla

T

Indução magnética uniforme que produz uma força constante de 1 newton por metro de um condutor retilíneo situado no vácuo e percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère, sendo perpendiculares entre si as direções da indução magnética, da força e da corrente.

 

Fluxo magnético

weber

Wb

Fluxo magnético uniforme através de uma superfície plana de área igual a 1 metro quadrado, perpendicular à direção de uma indução magnética uniforme de 1 tesla.

 

Intensidade de campo magnético

ampère por metro

A/m

Intensidade de um campo magnético uniforme, criado por uma corrente invariável de 1 ampère, que percorre um condutor retilíneo, de comprimento infinito e de área de seção transversal desprezível, em qualquer ponto de uma superfície cilíndrica de diretriz circular com 1 metro de circunferência e que tem como eixo o referido condutor.

 

Relutância

ampère por weber

A/Wb

Relutância de um elemento de circuito magnético, no qual uma força magnetomotriz invariável de 1 ampère produz um fluxo magnético uniforme de 1 weber.

 

[Página principal]
[Primeira] [Anterior] [próxima] [última]